terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Qual programa de Imagens Usar???


Qual programa de edição de imagens usar?



Esta é uma questão realmente polêmica! Fazendo uma pesquisa na net vamos encontrar todos os tipos de respostas. No mesmo fórum algumas pessoas vão dizer que amam determinado programa, enquanto outras vão dizer que é horrível!

Depois de alguns anos trabalhando com imagens eu descobri o seguinte: o melhor programa de edição de imagens é aquele que você realmente sabe usar!

Quando eu comecei a usar o PSP7 (Paint Shop Pro) não tinha a mínima noção de tudo que podia fazer com ele, e nenhum tutorial me ensinou os truques (porque na verdade não é um programa para edição de fotos, e tem várias limitações, mesmo assim eu adaptei). Eu amo trabalhar com o PSP, porque estou muito acostumada e sei onde fica tudo!

Para quem vai começar ainda, e quer escolher um programa, são muitas as opções.
Com certeza, o Photoshop e o Corel Draw são os melhores (cada um para um tipo de trabalho). Eu gostaria muito de aprender a usar estes programas. Mas ambos tem dois pontos negativos. São muito caros (cerca de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 dependendo da versão), e são bem difíceis para iniciantes. Para quem tem pretensão de trabalhar profissionalmente eu indicaria investir no aprendizado destes programas.

Para quem não quer se profissionalizar, e não pode investir nos programas, há algumas opções gratuitas na NET, e que são muito bem faladas.

Você pode inclusive encontrar aulas no youtube e vários blogs com tutoriais que ensinam a trabalhar com os programas, basta procurar no google.

Um dos mais populares gratuitos é o GIMP, que pode ser baixado aqui:

Outro gratuito que faz sucesso é o Photoscape, que pode ser baixado aqui:
Tem ainda o Infanview, que pode ser baixado aqui, tanto a versão inicial quanto os plug-ins: 
Você ainda pode entrar num site de download, (ex: www.baixaki.com.br ) e digitar na busca "Photoshop". Vão aparecer diversos programas relacionados com uma descrição detalhada, podendo ajudar na sua opção.


Precisa ter bastante paciência e praticar muito no início, para descobrir os macetes do programa escolhido. Mas compensa o esforço! É como aprender uma nova língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário